Confirme seu Voto!

Você está votando em “Armed Nemr Sarieddine”, na categoria “Liderança Empresarial”.

Obrigado!

Seu voto em “Armed Nemr Sarieddine ”, na categoria “Liderança Empresarial” foi salvo com sucesso.

Diego Mendes

Diego, 32 anos, morador do Rio Comprido, na região central da cidade, ele é pai de duas meninas, uma de 7 e outra de 3. Diego Mendes é um motoboy carioca conhecido por sua coragem e solidariedade. Em um ato heroico, ele rapidamente se dirigiu ao local de um grave acidente de ônibus no qual um menino foi ferido, oferecendo assistência imediata e se tornando um verdadeiro exemplo de compaixão e heroísmo. Com seu rápido raciocínio e ações decisivas, Diego não apenas ajudou a salvar a vida do menino, mas também inspirou muitos ao seu redor.

Cláudia Brito

Cláudia Brito, avó carioca, virou notícia ao salvar o neto de um atropelamento durante uma perseguição policial no Rio de Janeiro. Ao perceber um carro em alta velocidade se aproximando, ela agiu rapidamente, puxando o menino para a calçada. Seu ato de coragem impressionou a todos, destacando-se pela prontidão e amor em uma situação de grande risco.

William Andrade

Um homem que participou do resgate de 23 crianças durante o incêndio a uma creche em Higienópolis, na Zona Norte do Rio, sofreu pequenas queimaduras nas costas. Willian Andrade e outros três amigos se envolveram em cobertores molhados para ajudar a retirar as crianças do local.O incêndio aconteceu quando um carro que trafegava pela Linha Amarela pegou fogo próximo ao muro da creche. As chamas se alastraram pelo imóvel.

Ferrugem

Ferrugem, nome artístico de Jheison Failde de Souza, nasceu em 20 de outubro de 1988, no Rio de Janeiro. Um dos maiores nomes do pagode contemporâneo, iniciou sua carreira musical inspirado pela mãe, Maristela Failde, e consolidou-se em 2015 com o álbum Climatizar.

Ao longo de sua trajetória, lançou sucessos como os DVDs Prazer, Eu Sou Ferrugem (2018) e Chão de Estrelas (2019), com participações de artistas renomados como Ivete Sangalo e Thiaguinho. Em 2019, venceu o Prêmio Multishow de Música Brasileira com a música Atrasadinha, um dos grandes hits de sua carreira, e foi indicado ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Samba/Pagode.

Com milhões de streams e ampla repercussão, Ferrugem comemorou uma década de carreira em 2024, reafirmando sua relevância no cenário musical brasileiro.

Os Garotin

O trio Os Garotin é formado por Anchietx, Cupertino e Leo Guima, crias da cidade de São Gonçalo (RJ) uniram suas influências e referências musicais da MPB, R&B, Soul Music e Hip-Hop criando um som singular, que evocam as vibrantes atmosferas dos bailes blacks das décadas de 70. O EP “Os Garotin Session” (2023), foi o primeiro lançamento do trio e ganhou reconhecimento após a viralização da música “Zero a Cem”, impulsionando o trio a se tornar finalista na categoria Brasil do Prêmio Multishow (2023) e campeão do “Prêmio Potências!” como artistas revelação. O sucesso do EP sucedeu na primeira turnê, intitulada “Pouco a Pouco”, que passou por 6 cidades do Brasil levando ritmo, sonoridade e balanço, esgotando todos os ingressos, além da participação de festivais como Doce Maravilha Rio. Em “Nossa Resenha” (2024) Os Garotin convidaram Caetano Veloso para participar da faixa que homenageia a cidade do Rio de Janeiro, celebrando seus pontos turísticos emblemáticos, combinando uma sonoridade rica da MPB com a contemporaneidade do trio. Em maio, Os Garotin lançaram o álbum de estreia com 12 faixas autorais que ressoam o balanço e a atmosfera dos Bailes Blacks. Em julho, Os Garotin realizam dois shows de lançamento: Circo Voador (RJ) e Casa Natura Musical (SP). Em agosto, iniciam a turnê por 10 cidades do Brasil.

Zelia Duncan

Completa 60 anos em 2024 e 30 anos do álbum Zelia Duncan.

Zélia Duncan, nascida em Niterói, em 1964, é uma das vozes mais marcantes da música brasileira. Reconhecida pelo sucesso “Catedral”, de seu álbum homônimo de 1994, ela construiu uma carreira versátil, transitando entre MPB, samba, rock e vanguardas musicais. Vencedora de prêmios como o da Música Brasileira, por álbuns como Pelo Sabor do Gesto – Em Cena (2012) e Pelespírito (2023), Zélia também foi vocalista d’Os Mutantes e criou seu próprio selo, Duncan Discos. Com autenticidade, seu trabalho equilibra poesia, teatralidade e inovação, consolidando-se como uma das maiores intérpretes de sua geração.

Felipe Veloso

Com 25 anos de experiência no mercado de moda, Felipe Veloso atua em diversos segmentos. Trabalhou em editoriais para revistas nacionais como Vogue, Elle, Bazaar, Marie Claire, e internacionais como V Magazine e L’Uomo Vogue. Nas semanas de moda (SPFW e Fashion Rio), cuidou do styling e da direção de desfiles para marcas como Patricia Vieira, Isabela Capeto, Triya, Salinas e C&A.

Felipe também assina figurinos para artistas consagrados e foi figurinista em programas de TV, filmes e peças de teatro. Desenvolveu figurinos para videoclipes e shows de diversos artistas. Além disso, assinou campanhas publicitárias para marcas como H.Stern, Nike, Reserva, Melissa, Riachuelo e Renner, além de empresas como Coca-Cola e Natura, e campanhas internacionais para D&G e Nike.

Participa de palestras e workshops sobre moda e cultura, e ao longo de sua carreira trabalhou com nomes como J.R. Duran, Jacques Dequeker, Gisele Bündchen, Gui Paganini, e, internacionalmente, com Mario Testino, Carine Roitfeld, Kate Moss e Naomi Campbell. Com grande relevância na cena cultural e digital, Felipe também se destaca como influenciador de estilo de vida, sendo frequentemente mencionado em publicações de moda e comportamento. Em abril de 2022, foi capa da Revista Ela do Jornal O Globo, com um editorial sobre sua trajetória pessoal e profissional.

Patrícia Vieira

A carioca Patrícia Viera é uma referência na moda brasileira, reconhecida por transformar couro em arte. Sua habilidade única em trabalhar esse material resulta em peças inovadoras e sofisticadas, elevando o couro a um status de luxo no cenário nacional e internacional. Com uma carreira marcada pela excelência artesanal e pela criação de técnicas exclusivas, Patrícia é sempre uma das marcas mais aguardadas no São Paulo Fashion Week, onde suas coleções sempre surpreendem pela originalidade.

Além de seu talento em criar peças, Patrícia também se preocupa com a sustentabilidade, reaproveitando materiais e inovando em técnicas que reduzem o desperdício. Suas criações são procuradas por clientes que valorizam qualidade e design autoral, consolidando seu nome como uma das grandes estilistas do Brasil.

Maria Rita Magalhães Pinto (Maria Filó)

Maria Rita Magalhães Pinto, referência no mundo da moda, assumiu recentemente a direção criativa da Maria Filó, após mais de 20 anos à frente da Ateen — marca que fundou em 1994 com a estilista Alice Tapajós.

Com um estilo que combina o clássico e o atemporal, Maria Rita sempre buscou inspirações na arte e na decoração, apaixonada pelo universo fashion desde jovem. Em seu novo desafio, ela imprime autenticidade e bom gosto, mantendo a essência da Maria Filó.

Feita para mulheres reais e confiantes, a Maria Filó traz charme, elegância e versatilidade para diversas ocasiões. Com mais de 25 anos e mais de 30 lojas no Brasil, a marca aposta na atemporalidade como valor central, criando peças que atravessam temporadas e gerações.

Armed Nemr Sarieddine

Armed Nemr Sarieddine, carioca, empresário e bacharel em Direito, iniciou sua carreira como estagiário em um banco, mas logo seguiu seu desejo de empreender, fundando sua primeira empresa. Atuou na criação da rede de fast-food Rei dos Sucos, inaugurando mais de 100 lojas e gerando mais de 1.500 empregos no Rio.

Como presidente do Polo Benfica, trabalhou pelo desenvolvimento local e coordenou os Polos do Rio. Durante a pandemia, integrou o SINDIRIO, defendendo a redução de ICMS para o setor. No CADEG, onde hoje é Vice-Presidente, apoia projetos sociais.

Convidado pelo prefeito Eduardo Paes, coordenou diálogos setoriais e implementou o programa TruckRio, ampliando as licenças de food trucks. Dedicado ao desenvolvimento urbano, busca resgatar o orgulho de ser carioca.

Pedro Guimarães

Pedro Augusto Guimarães, carioca apaixonado pelo Rio, liderou importantes projetos de transformação urbana. Formado em Navegação e Comércio Exterior, graduou-se pela Marinha Mercante Brasileira, atuou em rotas internacionais e missões oficiais. Tem MBAs em Portos e Logística, Gestão Pública e Empresarial, além de especializações em Turismo, Eventos, Concessões e PPPs.

Como diretor do Pier Mauá por mais de 10 anos, impulsionou a revitalização portuária, transformando a área em um polo de lazer, cultura e turismo. Em cargos públicos, atuou como Subsecretário e Secretário Municipal de Turismo e como Subsecretário de Esportes e Eventos no Governo do Estado do Rio. Como CEO da Marina da Glória, implementou a Marina Olímpica e desenvolveu um complexo comercial, gastronômico e de eventos.

Com ampla experiência em shows, feiras e eventos, atua nos setores de turismo, cultura, esporte, gastronomia e entretenimento. É diretor-presidente da APRESENTA, a Associação dos Promotores de Eventos do Setor de Entretenimento e Afins. Como líder institucional, promoveu a nova lei de incentivos do estado do Rio, liderou a aprovação do PERSE e da Reforma Tributária junto ao Congresso, e articulou projetos estratégicos com os poderes legislativo, executivo e setor empresarial.

Armando Ahmed

Formado em Direito e Economia, Armando Ahmed começou sua trajetória profissional aos 12 anos, ajudando na loja de tecidos de seu pai. Antes de se tornar empreendedor, trabalhou em vários segmentos, até que, em 1979, motivado por novos desafios, fundou a primeira loja da Drogaria Venancio. Pioneiro, ele implementou o sistema de autoatendimento, que viria a ser adotado em todo o setor farmacêutico, além de criar convênios com empresas.

Armando foi conselheiro da Abrafarma e, atualmente, é Diretor da Fecomércio RJ. Também é membro do conselho de varejo da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ).

Como fundador e presidente da Venancio, Armando Ahmed segue comprometido com a saúde e o bem-estar da população, tendo criado, em 2011, o Projeto Saúde na Praça. Com o intuito de atender, diariamente e gratuitamente, cidadãos cariocas incentivando a prática de exercícios e convívio social, o projeto, hoje, contempla mais de 1.200 idosos em cinco praças públicas na cidade do Rio de Janeiro.

Com 45 anos de história, a Venancio possui hoje 128 lojas, mais de 4.700 colaboradores e ocupa a 8ª posição entre as maiores redes de farmácias do Brasil, liderando em faturamento por metro quadrado e por loja.

Bar Velho Adonis

O Bar Velho Adonis, patrimônio cultural do Rio de Janeiro desde 2012, é famoso pelo chope e pelo bolinho de bacalhau. Reconhecido pela alta qualidade de sua cozinha, o Adonis já recebeu diversos prêmios de melhor bar da cidade em jornais e revistas. Na nova gestão, o empresário e cozinheiro João Paulo Campos se dedicou a preservar as características originais de 1952, quando o bar foi fundado pelo português Antero. Um de seus maiores tesouros é a chopeira clássica dos anos 50, ainda em funcionamento. Apenas dois bares no Rio de Janeiro mantêm esse tipo de chopeira com serpentina de cobre de 92 metros: o Adonis e o Bar Brasil.

Grupo Trëma

O Grupo Trëma, fundado pelos sócios Gustavo Gill e Joca Ururahy, comanda os restaurantes Rudä, Mäska, Ízär, Brasserie Mimolette e ÏT Ristorante, em Ipanema e Leblon. Com uma equipe de 240 funcionários e um espírito casual e alegre, o grupo se destaca por oferecer aos clientes uma experiência diferenciada, com culinária de qualidade e atendimento excepcional a um preço justo. Frequentemente elogiado pelos clientes, o grupo é liderado pelos chefs Luciano Ramos e Danilo Parah, junto com o maestro de atendimento Douglas Lima, que garantem hospitalidade e cuidado em cada visita.

O grupo colabora com o Instituto da Criança e a Associação One by One e adota práticas sustentáveis em suas operações, contribuindo para um mundo melhor. Em 2024, o Grupo Trëma, fundado em 2020, recebeu indicação do Guia Michelin para Rudä, Mäska e Ízär, além de prêmios do Rio Gastronomia e Veja Comer e Beber. Orgulhoso de suas raízes cariocas, o grupo já planeja expandir para novos mercados em breve.

BestFork

Giuseppe, Giuseppe Grill, Giuseppe Square, Giuseppe Mar, Yüsha, Nolita, Nolita Rastery, Xian, Laguiole Buffet e o emblemático espaço de eventos do Rio de Janeiro, a Villa Riso – marcas mais do que conhecidas e consagradas no Brasil. Todas elas estão sob o comando do restaurateur Marcelo Torres que junto a uma equipe de mil colaboradores, conduz todos os dias a operação do grupo BestFork Experience que atende a 100 mil clientes por mês e entregam uma experiência primorosa no Rio de Janeiro.

Também possui labels próprios como: Café Nolita, Vinho Giuseppe Touriga Nacional (Tinto), Vinho Giuseppe Alvarinho (Branco), Espumante Xian,
Cachaça Giuseppe Prata, Cachaça Giuseppe Bálsamo (Ouro) e Cerveja Tigresa do Xian, além das Massas Artesanais do Pastificio San Giuseppe. Ao todo são servidas cerca de 12 toneladas de carne – sendo que 150kg de Dry Aged -; 100kg de peixe por dia, 1 tonelada de massa.

Hoje o grupo é o maior da cidade em seu segmento e Marcelo – seu fundador, consequentemente, o empreendedor de maior experiência na área, sendo autoridade e referência em gastronomia e eventos.

Vini Jr.

Vinícius Júnior é uma inspiração devido à sua trajetória notável como um dos principais jogadores de futebol do mundo e seu papel como ícone de representatividade. Nascido em São Gonçalo, Vinícius superou desafios desde jovem para brilhar no Real Madrid e na seleção brasileira, destacando-se por sua habilidade, trabalho árduo e atitude positiva. Além de suas conquistas em campo, ele é ativo em causas sociais, utilizando sua plataforma para promover a inclusão e apoiar a juventude, refletindo valores de esperança e superação.

Rebeca Andrade

Rebeca Andrade é uma inspiração para o Prêmio Inspira Rio 2024 por sua trajetória de superação e conquistas históricas na ginástica artística. Como a primeira brasileira a conquistar uma medalha olímpica na ginástica, com uma prata e um ouro nos Jogos de Tóquio 2020, Rebeca quebrou barreiras e se tornou um símbolo de perseverança e excelência no esporte. Sua performance, marcada pela icônica rotina ao som de “Baile de Favela”, não apenas encantou o público como também celebrou sua identidade e a cultura brasileira, inspirando jovens de todas as origens a acreditarem no próprio potencial.

Vinda de uma realidade desafiadora e tendo superado diversas lesões ao longo de sua carreira, Rebeca é exemplo de dedicação, disciplina e força de vontade. Sua história inspira especialmente o público carioca, onde o esporte e a cultura popular são parte essencial do espírito local. Representando a diversidade e o talento brasileiro, Rebeca Andrade é uma poderosa referência de determinação, talento e orgulho nacional.

Tayana Medeiros

Tayana Medeiros é uma inspiração, especialmente após sua conquista de medalha de ouro nas Paralimpíadas de Paris 2024, onde se destacou na categoria até 86 kg no halterofilismo, levantando 156 kg e estabelecendo um novo recorde paralímpico. Nascida e criada no Morro da Fé, no Complexo da Penha, no Rio de Janeiro, ela transformou desafios pessoais em força, provando que determinação e resiliência podem levar a conquistas extraordinárias. Tayana é um exemplo de força e inclusão.

Anderson Marcelo

Anderson Marcelo é o fundador e CEO do Delivery das Favelas, uma plataforma inovadora que conecta moradores e comerciantes de comunidades para revolucionar a logística de entregas nesses territórios. Criado em favelas do Rio de Janeiro, Anderson vivenciou as dificuldades de acesso a serviços de delivery e e-commerce, o que o inspirou a criar uma solução que gera impacto social, renda e inclusão. A iniciativa emprega moradores locais como entregadores e fomenta a economia interna das comunidades, promovendo transformação social e reduzindo desigualdades através de práticas ESG.

Junta Local

A Junta Local é uma organização que desde 2014 vem se dedicando ao fortalecimento do sistema alimentar local tendo como base uma comunidade de pequenos produtores e empreendedores gastronômicos locais. Através do olhar da gastronomia, realiza feiras e eventos com objetivo de aproximar quem come e quem faz e com isso facilitar o acesso à comida boa, local e justa. As feiras da Junta Local reúnem uma curadoria rigorosa e ao mesmo tempo um ar festivo, sempre com música e outras programações, tendo se tornado também uma plataforma cultural para artistas e autores. Faz parte da organização uma comunidade de mais de 180 produtores e empreendedores gastronômicos do Rio de Janeiro e do Brasil. Já realizou mais de 500 feiras e eventos, operou até 2024 um site de entregas. Em 2024 inaugurou a SEDE Junta Local no centro do Rio de Janeiro, e a partir de 2025 estará à frente da programação e curadoria do Novo Mercado São José, em Laranjeiras.

Daniel de Jesus

Daniel de Jesus é um exemplo notável de empreendedorismo e superação. Começando sua jornada aos 12 anos como vendedor de picolés nos trens do Rio de Janeiro, ele descobriu cedo sua paixão pelas vendas. Essa determinação o levou, mais tarde, a fundar a Niely Cosméticos. A ideia principal de Daniel sempre foi democratizar a beleza, oferecendo produtos acessíveis e de qualidade, especialmente para as classes C e D, proporcionando inclusão e representatividade.

Após vender a Niely para a L’Oréal em 2014, ele diversificou seus investimentos, atuando em setores como educação, imóveis e alimentação. Contudo, a paixão pela indústria de cosméticos o trouxe de volta em 2019 com a fundação da Duty Cosméticos. A trajetória de Daniel reflete não só o sucesso empresarial, mas também seu impacto social, ao gerar empregos e transformar vidas por meio da beleza e da autoestima.

Treinador PP

Pedro Paulo de Mendonça Silva, mais conhecido como @treinadorpp, é professor de educação física formado pela UERJ e corredor apaixonado. Com foco em descomplicar a corrida para todos os níveis, Pedro utiliza sua experiência para ajudar corredores a atingirem suas metas de forma acessível e prática.

Madame Brasil

Formada em Jornalismo pela PUC-RIO, atua há 15 anos no mercado de Moda e tornou-se uma das pioneiras na comunicação digital contemporânea. Autora do ‘Caixa Preta’, Luiza é idealizadora da plataforma Mequetrefismos, CEO da Mequelab, empresa de comunicação, e parceira de moda da Ashé Ventures, produtora de Viola Davis. Sua relevância é endossada por reconhecimentos no Brasil e no mundo como: “100 Personalidades Negras Mais Influentes da Lusofonia” pela BantuMen; “Generation Change 2020” pela MTV Europa; “Woman Of The Year – 2019”, pela revista Glamour; e “Influenciadores Sociais Contra o Racismo”, pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro em 2018.

Tati Infante

Tati Infante é atriz, influenciadora digital e empreendedora. Sua paixão pela arte começou aos 6 anos com o Ballet Clássico, formando-se pela Bolshoi of London, onde também deu aulas. Seguiu carreira nas artes cênicas, formando-se em Cinema, e acumulando nove peças teatrais, incluindo “Nadistas e Tudistas”, indicada ao Prêmio Zilka Salaberry. No audiovisual, Tati fez sua estreia, em 2002, na novela Coração de Estudante, atuou em A Grande Família e também na novela Jesus. Recentemente, participou de Família é Tudo.

Durante a pandemia, Tati tornou-se influenciadora, acumulando mais de 2 milhões de seguidores no Instagram e TikTok com um conteúdo voltado para humor, maternidade e cotidiano. Foi premiada com o troféu JK de Influência Digital do Ano em 2023 e 2024. Tati é casada, tem dois filhos, e sua família faz parte ativa de seus conteúdos.

Brenda Valansi (ArtRio) - Zona sul

O amor de Brenda Valansi pelos animais a levou inicialmente à veterinária, mas, ao se mudar para Nova York, despertou uma nova paixão: as artes plásticas. Encantada pela vida cultural da cidade, decidiu se especializar na área. De volta ao Brasil, estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e na PUC-RJ, realizando sua primeira exposição individual em 2007. Em 2008, destacou-se na mostra Bebel Tiquira, no Parque Lage, com a instalação CRANIO, nome que deu também ao espaço que criou no Jardim Botânico para promover arte e cultura. Em 2009, foi selecionada para a exposição Abre Alas, da galeria A Gentil Carioca.

Em 2010, lançou a ArtRio, cuja primeira edição no Píer Mauá aconteceu em 2011. Em 2014, foi reconhecida como uma das dez mulheres mais influentes do mercado de arte pela Vanity Fair. Em 2024, ano da 14ª edição da ArtRio, Brenda organizou eventos na abertura da 60ª Bienal de Veneza, ampliando a visibilidade da arte brasileira no exterior.

Zezé Motta

Atriz e cantora, há mais de 60 anos Zezé Motta se dedica à cultura no Brasil. Nascida em Campos, no interior do Rio de Janeiro, ela estudou no Teatro Tablado e começou a carreira profissionalmente em 1968 com a peça “Roda Viva” de Chico Buarque de Hollanda. Na música, lançou mais de 10 LP’s e CD’s, apresentou-se em Hannover (Alemanha), Carnegie Hall de Nova York (EUA), Olympia de Paris, e em países como Venezuela, México, Chile, Argentina, Angola e Portugal. É uma das fundadoras do Movimento Negro Unificado, denunciando casos de racismo. Ao todo, são mais de 50 projetos realizados na TV e mais de 70 filmes realizados no Brasil, Angola e Venezuela.

Marquinhos de Oswaldo Cruz

Marcos Sampaio de Alcântara, ou Marquinhos de Oswaldo Cruz, é um compositor e sambista que carrega em seu nome a homenagem ao bairro onde cresceu, definido por ele como “uma espécie de África no Rio de Janeiro”. Marquinhos teve seu primeiro contato com a música ainda criança, inspirado por seu avô violonista e seu pai, ritmista. Atuante na defesa de Oswaldo Cruz e da cultura local, fundou o Movimento Cultural Acorda Oswaldo Cruz em 1990 e, ao final da mesma década, foi pioneiro na revitalização da Lapa com o Movimento Samba de Raiz sob os Arcos. Entre seus projetos, destacam-se o Trem do Samba, maior celebração do Dia Nacional do Samba, e a Feijoada da Família Portelense, em homenagem aos griôs da Velha Guarda da Portela. Em 2008, criou a Feira das Yabás, evento que celebra o samba e a culinária afro-brasileira, declarado patrimônio cultural do Rio. Em 2022, Marquinhos lançou “Uma África Chamada Rio de Janeiro” e, enquanto grava seu sexto álbum, segue firme em sua missão de manter viva a memória do samba.

DiversiGames

DiversiGames é um HUB inovador que promove ESG na indústria dos games, transformando o setor com práticas sustentáveis, inclusivas e éticas para grupos socialmente minorizados. Com uma missão que vai além do entretenimento, oferecemos em nossos projetos sociais cursos gratuitos em Games, eSports e Desenvolvimento de Jogos para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, promovendo a inclusão no cenário gamer. Estamos na vanguarda da inovação em tecnologia social na indústria de jogos, redefinindo, através da nossa metodologia, a forma como as pessoas interagem com os games.

Samba Educa

Abrindo alas para o conhecimento, no Samba Educa acreditamos na transversalidade entre o samba e a educação como ferramenta para transformar vidas por meio da educação e contribuir para a mobilidade social. A missão do projeto é fomentar a educação por meio da valorização da cultura ancestral afro-brasileira e da inclusão digital, nas comunidades ligadas ao samba, provocando o aumento da empregabilidade e da renda. Apoiamos os estudantes em suas jornadas, através da criação de polos de pré-vestibular social, oferecendo acompanhamento pedagógico, psicológico e social. Desejamos ser reconhecidos como o movimento que mais aprova pessoas em situação de vulnerabilidade nas universidades públicas do Rio de Janeiro.

Craques da Vida

O projeto Craques da Vida foi criado como uma resposta à necessidade de oferecer novas perspectivas de vida aos jovens da Vila Aliança, em Bangu, na Zona Oeste do Rio. Com base na crença no poder transformador do futebol como ferramenta socioeducativa, a iniciativa utiliza a paixão pelo esporte para promover educação e inclusão social.
Em 1998, durante uma viagem à Copa do Mundo na França, os fundadores do projeto perceberam que o futebol poderia ser mais do que um jogo: era uma oportunidade de transformação social. Essa visão foi compartilhada por dois amigos franceses, Delphine e Gerome, que também acreditavam no potencial do esporte para mudar vidas. Ambos foram assassinados no Rio de Janeiro, o projeto seguiu adiante como um legado de suas ideias e dedicação. Hoje, o Craques da Vida continua sua missão de transformar vidas na Vila Aliança, acreditando que, por meio do futebol, é possível construir um futuro melhor para jovens em situação de vulnerabilidade.

Como podemos ajudar?"

Instituto Onda Azul

O Instituto Onda Azul é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos especializada no desenvolvimento, implantação e gestão de projetos socioambientais. Ao longo de mais de 18 anos de atuação, temos trabalhado com diversos parceiros de diferentes setores da sociedade brasileira e internacional, visando promover uma transformação real e duradoura. 

Ao longo dos anos, o Instituto Onda Azul tem gerenciado com excelência uma ampla gama de iniciativas, com foco na preservação dos ecossistemas, no reflorestamento de áreas degradadas, na conscientização ambiental e no desenvolvimento sustentável.

Sua atuação vai além da recuperação de diferentes biomas, abrangendo a proteção dos oceanos, rios e mananciais, bem como a busca por soluções inovadoras para a recuperação do meio ambiente, visando um futuro mais sustentável para as próximas gerações.

Neste ano de 2023 um dos destaques foi a realização do evento Cidades Verdes, que reuniu vários atores do setor público e privado para dialogar sobre o futuro da Água e da Energia nas grandes cidades.
Ao longo de nossa trajetória, temos sido reconhecidos como agentes de mudança, estabelecendo parcerias de sucesso com organizações públicas e privadas, instituições de ensino, comunidades locais e governos. Essas colaborações nos proporcionam uma ampla rede de conhecimento, recursos e experiências, fortalecendo ainda mais nossa capacidade de impacto e transformação.

Nosso compromisso é impulsionar a mudança em direção à um futuro mais sustentável e equilibrado. Nossa expertise nos capacita a desenvolver soluções inovadoras e eficazes para os desafios socioambientais enfrentados atualmente.

Vander Giordano

Vander A. Giordano, advogado (OAB/SP), administrador de empresas (CRA/RJ), com MBA em Gestão pelo IBMEC do Rio de Janeiro. Vice-Presidente Institucional e de Compliance do grupo Multiplan, também é Membro do Conselho da ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping Centers).

Carlos Vergara

Carlos Vergara possui uma obra extensa e consistente, que vem produzindo desde os anos sessenta e que lhe conferiu posição de destaque na arte contemporânea brasileira. 

Seu trabalho está presente no Instituto Inhotim, no MAM SP – Museu de Arte Moderna de São Paulo, no MAM RJ – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, no Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Pinacoteca de São Paulo, Fundação Gulbenkian, Lisboa entre outras importantes coleções. 

Desde os anos 1960 o artista esteve presente nas mais significativas bienais de arte contemporânea, como:

2011 8ª Bienal do Mercosul – Além Fronteiras, Porto Alegre

 
2010 29 ª Bienal de São Paulo, Fundação Bienal de São Paulo

 
1997 1ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul, Porto Alegre

 
1994 Bienal Brasil Século XX, Fundação Bienal, São Paulo

 
1989 20ª Bienal Internacional de São Paulo, na Fundação Bienal, São Paulo

 
1985 18ª Bienal Internacional de São Paulo, na Fundação Bienal, São Paulo

 
1980 40ª Bienal de Veneza, Veneza – Itália

 
1970 2ª Bienal de Arte Medellín, Medellín – Colômbia 

1967 9ª Bienal Internacional de São Paulo, Fundação Bienal – Prêmio aquisição, São Paulo

 
1963 7ª Bienal Internacional de São Paulo, Fundação Bienal, São Paulo

Xande de Pilares

Ele leva Pilares no nome, mas nasceu e foi criado no Morro da Chacrinha, Zona Norte do Rio. Filho de Dona Maura e Seu Custódio, Xande de Pilares, hoje com 53 anos, aprendeu a tocar violão com o tio Mauro Roberto e com as revistas vendidas nas bancas. Alguns anos depois, após frequentar vários pagodes pela cidade, Xande ajuda a fundar o Revelação em 1992, porém grupo só lançou seu primeiro disco em 1999. 

Foram ao todo nove álbuns, quatro DVDs e mais de dois milhões de discos, sem contar as coletâneas e participações. Em 2014, Xande deixa o grupo e dá início a carreira solo. Após nove anos, o artista já lançou seis álbuns: Perseverança (2014), Esse Menino Sou Eu (2017), DVD Nos Braços do Povo (2020), Pagode da Tia Gessy (2022), DVD Esse Menino Sou Eu (2023) e Xande Canta Caetano (2023), uma homenagem ao compositor baiano que tem recebido elogios de crítica e público. Somando todos os trabalhos de carreira, são mais de 325 milhões de reproduções nas plataformas digitais.

O cantor e compositor tem canções gravadas por Zeca Pagodinho, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Leci Brandão, Maria Rita, Diogo Nogueira, Zélia Duncan e pela eterna madrinha Beth Carvalho. Salgueirense, o sambista tem orgulho de dizer que ganhou três disputas de samba-enredo na sua escola do coração, conquistando os prêmios Estandarte de Ouro e Tamborim de Ouro.

Neste ano de 2023, Xande dá vazão ao seu lado ator na novela “Todas as Flores” (TV Globo), de João Emanuel Carneiro, onde vive o personagem Darci.

Az Marias

AZ Marias é uma marca de moda que se define como um NIS (negócio de impacto socioambiental) por propor soluções a três grandes problemas da indústria da moda: 

1. Impacto social – trabalho análogo á escravidão: Oferecemos treinamento gratuito para costureiras precificarem sua mão de obra; 

2. Impacto ambiental – Utilizamos resíduos têxteis, impedindo assim que eles cheguem até lixões, aterros sanitários e que sejam incinerados; 

3. Impacto social – representatividade de corpos reais: Temos o corpo real na centralidade da criação. E que em 2021 estreou como o primeiro negócio de impacto socioambiental no lineup do maior evento de moda da América Latina, o SPFW.

Fábio Queiróz

Fábio Queiróz é Presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) e Primeiro Vice-Presidente da Asociación de las Américas de Supermercado (ALAS). Até assumir a presidência da ASSERJ, em 2015, Fábio acumulou 14 anos de experiência no setor jurídico de uma das principais redes de supermercados da cidade, sendo responsável por fundar o departamento jurídico do Supermercados Mundial, além de ter conquistado o primeiro lugar na OAB do Rio de Janeiro, aos 20 anos, entre mais de 3 mil candidatos. 

Entre os marcos de sua gestão na ASSERJ, estão a recuperação financeira de uma dívida de R$ 2 milhões; a reformulação da SRE TRADE SHOW, um dos maiores encontros entre distribuidores, fornecedores e a indústria do setor alimentício, que ocorre anualmente e, este ano, entrou para o calendário oficial de eventos da cidade do Rio de Janeiro, em decreto sancionado pelo Prefeito Eduardo Paes. 

Também foi protagonista na criação do primeiro evento de tecnologia e inovação para o varejo no Rio de Janeiro – o Conecta Varejo – e Co-idealizador do Rio Innovation Week, o maior evento global de Tecnologia e Inovação que, em sua última edição, bateu recorde de público com mais de 155 mil pessoas e geração de R$ 2,3 bilhões de novos negócios. 

Recebeu, em 2023, o título de Embaixador da Sustentabilidade do Rio de Janeiro, pelas mãos do Vice-Governador do Rio e Secretário de Estado de Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, em evento realizado aos pés do Cristo Redentor, para o lançamento da campnha Retorna +, um desdobramento da Campanha Desplastifique Já, promovida pela ASSERJ, também na gestão de Fábio, que dá visibilidade à Lei Estadual 8.473/2019 – de substituição das sacolas plásticas renováveis.

 Durante a pandemia, promoveu a primeira live beneficente, aos pés do Cristo Redentor, que homenageou mais de 8 milhões de colaboradores de supermercados do Brasil e foi um agente decisivo para o abastecimento alimentício da população do Estado do Rio de Janeiro durante a pandemia de Covid-19, através de interlocuções com os poderes municipais, estaduais e federais.

João Diamante

João Diamante tem uma história típica de 80% da população brasileira. Veio do Nordeste e foi criado em favela no Rio de Janeiro, preto e pobre passou por diversas dificuldades sociais e econômicas. Com base forte dentro de projetos sociais e, através da cultura, arte e educação, conseguiu ultrapassar diversas barreiras ao longo de sua jornada. E hoje é um dos Chefs mais renomados do Brasil, dono de uma história de vida vitoriosa, mesmo com todas as dificuldades e adversidades. 

Trabalhou com uma das maiores lendas da gastronomia mundial, o chef Alain Ducasse no Restaurante da Torre Eiffel e é proprietário da Lanchonete ÉNóis, onde dá visibilidade a pequenos empreendedores. É criador do Projeto Social Diamantes na Cozinha, no qual utiliza a gastronomia como uma ferramenta de transformação. Dentre todos prêmios que ganhou durante sua caminhada, está entre os 30 jovens mais talentosos e promissores do Brasil pela Revista Forbes.

Atualmente Diamante trabalha com gastronomia, palestras, moda e é influenciador digital. Seu últimos feitos, foram cozinhar para o Presidente do Brasil e mais 11 chefes de estado, lançou seu livro Receitas de Diamante, onde conta sua história de vida e entre um trecho e outro tem receitas e abriu seu primeiro restaurante fixo que se chama Diamante, fica no Rio de Janeiro, bairro Maracanã.

Paulo Pacheco

Paulo Cezar Pacheco, nasceu em 1946 em Friburgo, RJ, e tornou-se empresário na década de 70, atuando na área de representação e fabricação de produtos médicos. Em 1991, fundou o CEI Group (Comércio Exportação e Importação de Materiais Médicos), tendo participação ativa em importantes avanços para o país na implementação de novas tecnologias, consideradas revolucionárias na medicina. 

O grupo segue sob seu comando, como um dos líderes no mercado. Desde aqui deu-se início ao trabalho de educação continuada, que ajudou a formar e especializar profissionais em todo o Brasil. Presidente da CBGolfe (Confederação Brasileira de Golfe) por 4 anos (2012-2016), Paulo Pacheco foi responsável pela coordenação internacional da construção e implementação do primeiro campo olímpico de golfe do mundo, e personagem fundamental para a organização da volta do esporte para os Jogos Olímpicos após 112 anos, que se deu em 2016 no Rio de Janeiro. 

Com objetivo de inclusão social, iniciou na CBGolfe o projeto Golfe Para a Vida, visando educação do esporte e as profissões a ele associadas, para crianças e adolescentes. Na última década, por paixão e desafio, Paulo Pacheco aventurou-se na área de gastronomia, e fundou o BFW Group (Business Food & Wine). 

Usando sua experiência em logística e empreendedorismo focado em conceito, Paulo Pacheco lançou marcas importantes, como o Bar do Zeca Pagodinho. Com uma visão diferenciada na indústria, Paulo Pacheco busca proporcionar experiências, cuidando não só do público, mas também de seu cliente interno, tendo como visão a formação de pessoas para o futuro, focando em crescimento profissional, valores e empreendedorismo. Motivado a criar ainda mais oportunidades, Paulo Pacheco lançará em 2024 o Instituto BFW, que terá como meta o desenvolvimento de talentos e crescimento profissional dos quase 1200 colaboradores do grupo e seu entorno social. 

Atualmente o BFW Group tem 22 casas espalhadas pelo Rio de Janeiro, e projeta crescer cerca de 25% em 2024, aumentando exponencialmente o número de empregos e oportunidades. Velejador oceânico, golfista, amante de gastronomia e de sua família, Paulo Pacheco é visto como líder, cuja perseverança e transparência são exemplos de inspiração que move os que o cercam, ao sentirem-se parte de um time que preza sempre pelo potencial de cada um, valorizando e investindo no aprimoramento de suas qualidades.

Matheus Costa

Nascido na Cidade Maravilhosa, Matheus Costa, de 27 anos, morador do famoso cartão postal do Rio, Copacabana, não imaginava que sua vida mudaria tanto durante a pandemia. 

Hoje conta com mais de 3,2 milhões de seguidores no Instagram e 5,8 milhões no Tik Tok, além de mais meio milhão de seguidores no YouTube. Formado em publicidade, o criador digital trabalhava com organização de eventos, profissão que foi muito impactada durante a quarentena. 

Com todo o cenário, Matheus começou a gravar vídeos diariamente para o Tik Tok, mas, no princípio, sem bons resultados. Até que um dia voltando do vôlei de praia ele teve a ideia de falar uma palavra errada na frente do seu pai, que detesta erros de português, e gravar sua reação. 

Sua aposta em pegadinhas com o seu pai traz mais fãs para a família Costa. O José, seu pai, conhecido nas redes como Seu Zé, amado e querido pelo público, é protagonista – sem saber – de diversas histórias criadas pelo influenciador: os erros de português, o famoso “Tião do Gás”, fictício candidato a deputado – criado pelo próprio influenciador.

NEEM

O NEEM – Núcleo de Estimulação Estrela de Maria é a Instituição de Favela do Rio de Janeiro que mais abrange acolhimentos de crianças atípicas com tratamento a base de cannabis medicinal. Ela fundada pela mãe, ativista e moradora do complexo do Alemão, Rafaela França, que descobriu o espectro autista de sua filha Maria aos dois anos. 

Desde o começo, Rafaela optou pela cannbis medicinal como o caminho mais saudável e eficaz para o desenvolvimento da filha, lutando contra a falta de recursos para adquirir um remédio ainda de difícil acesso para a população periférica do país. Nesse momento nasce o NEEM, a partir de uma promessa materna que hoje reverbera na vida de tantas outras mães: “Eu prometi a mim mesma que nenhuma criança de favela iria passar pelo que Maria passou. 

E estou cumprindo” – Rafaela França Hoje o Núcleo atende a 116 favelas do RJ, mais de 300 famílias recebem tratamento e acompanhamento médico gratuito, desenvolve ações que impactam cerca de duas mil pessoas. Além de cuidados com as crianças portadoras de síndromes neurológicas, o NEEM também atua na garantia de direitos humanos básicos das famílias acolhidas com equipamentos públicos de saúde e direitos. Em seu território, desenvolve formações profissionais e cursos de geração de renda para a comunidade. O NEEM já teve seu trabalho reconhecido por grandes redes de TV, jornais e prêmios. Com resiliência e muito amor pelas crianças atípicas da favela, o NEEM segue crescendo, proporcionando saúde e dignidade para as comunidades periféricas através da cannabis medicinal como direito e qualidade de vida.

Mário Moscatelli

Biólogo, mestre em ecologia e especialista em gestão e recuperação de ecossistemas costeiros. Responsável pela recuperação/gestão de manguezais nas baías de Ilha Grande, Sepetiba e Guanabara, além do sistema lagunar de Jacarepaguá e lagoa Rodrigo de Freitas, somando uma área estimada em 5.000.000 de metros quadrados. Coordena e executa o projeto OLHOVERDE – projeto de monitoramento ambiental aéreo desde 1997.

L7nnon

“Cria de Realengo que conquistou o Brasil, L7NNON é um dos rappers em maior evidência na cena. Original, conta suas narrativas sem estereótipos comuns ao gênero e prova sua relevância com números. É o cantor mais ouvido do Brasil no Spotify com 10.7 milhões de ouvintes mensais e o rapper mais seguido no Instagram, com 9,9 milhões de seguidores. Se seu primeiro álbum foi bem recebido, o mais recente, “”Hip Hop Rare””, veio para consolidar o sucesso do artista. Ambos foram integralmente produzidos por Papatinho, produtor musical, amigo do L7 e responsável pela entrada do artista na gravadora Papatunes. 

O trabalho ficou por mais de seis meses entre os 50 álbuns mais ouvidos do Spotify e entre as faixas estão os singles “”Abre a Porta””, “”Algumas Frases”” e “”Perdição””, música mais ouvida do artista. Além dessas, seu hit mais recente, “”Ai Preto””, está entre as músicas mais ouvidas do Brasil e domina os principais charts do país.

Por conta desta conduta, L7 recebeu o Prêmio Inspiração no GQ Man Of The Year de 2021 e em 2022 vem colhendo os frutos do sucesso, chegando inclusive ao posto de quinto artista mais ouvido do Brasil no Spotify.”

Katia Barros

“Kátia Barros é diretora dos criativos que fizeram e fazem a FARM conquistar o coração dos brasileiros. Atua desde a estratégia de marca até a criação e desenvolvimento das coleções, que desde 2019 vêm chamando atenção dos olhos do mundo para o Rio e o Brasil.

Formada em Ciências Contábeis pela UFRJ e em Estilismo pela Universidade Cândido Mendes, Kátia e seu amigo Marcello Bastos iniciaram a marca em um stand na Babilônia Feira Hype, em 1997. Inspirada na natureza e no estilo de vida carioca, a marca se expandiu e hoje conta com mais de 80 lojas em todo o país. Além disso, a FARM já conta com duas lojas no Estados Unidos e duas pop ups em galerias renomadas da Europa.
Em 2021, Kátia foi eleita carioca do ano pela revista Veja. Neste ano, comemora 25 anos da FARM e 12 anos da Fábula, marca de roupas infantis.”

Antônio Queiroz

Natural do Rio de Janeiro e formado em Economia e Administração, com especialização na área de energia, Antonio Florencio de Queiroz Junior é empresário do setor do comércio há mais de 40 anos. É presidente da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), dos Conselhos Regionais do SESC e SENAC. 

Acumula ainda a presidência do Sindicato do Comércio Varejista de Material Elétrico, Eletrônicos e Eletrodomésticos do Rio de Janeiro (Simerj) e do Conselho Deliberativo do Sebrae RJ, além da vice-presidência da Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Bar do Momo

Bar do Momo, é um tradicional reduto tijucano, onde boêmios de todas as idades se encontram diariamente para desfrutar dos diversos petiscos criativos, como o bolinho de arroz, o contra filé alto e o famoso maracujá.

Rebeca Andrade

Rebeca Rodrigues de Andrade é uma ginasta artística brasileira, começou a treinar aos 4 anos em um projeto social de iniciação ao esporte da prefeitura de Guarulhos. Em 2012 com apenas 13 anos em seu primeiro campeonato profissional, recebeu o Troféu Brasil, superando outros ginastas brasileiros com esse prêmio. 

Tornou-se a primeira ginasta brasileira a ser campeã olímpica e a primeira ginasta do Brasil a ganhar duas medalhas numa mesma edição das Olimpíadas em 2020, além de ser também a primeira latino-americana que se sagrou medalhista e campeã olímpica na ginástica artística feminina. 

Em 2022, se tornou a primeira brasileira a conquistar o ouro na categoria individual geral, feito que também a tornou a primeira ginasta brasileira a ser campeã mundial em duas categorias distintas. 

Em 2023, fez parte da equipe brasileira que ganhou a primeira medalha para o país na Ginástica em campeonatos mundiais, sendo a primeira seleção sul-americana a realizar tal feito, e se tornou a mais premiada ginasta no país em mundiais com suas sexta, sétima, oitava e nona medalhas, ao conquistar o campeonato no salto, vice-campeonato no individual geral e no solo, e bronze na trave no mesmo ano, além de ter sido a primeira no país a conquistar pelo menos uma medalha em cada uma das finais em campeonatos mundiais, e a 11ª ginasta feminina no mundo a realizar tal feito.

Rafaela Silva

Rafaela Lopes Silva é uma judoca campeã olímpica e bicampeã mundial brasileira. Em agosto de 2013 tornou-se a primeira brasileira a se sagrar campeã mundial de Judô. Titular da categoria de 57kg e 3º Sargento da Marinha do Brasil, Rafaela nasceu em 24 de abril de 1992, na comunidade da Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Destaques: Disputou os Jogos Olímpicos Rio-2016 e Londres-2012.

Alexandre Accioly

Alexandre Accioly é um dos maiores empresários do Brasil. Accioly Participações é a holding de investimentos de Alexandre Accioly é o acionista majoritário e fundador da Accioly Fitness Participações, controladora da rede de Academias Bodytech, Fórmula e do aplicativo BTFIT. Tem mais de 40 anos de trabalho como empreendedor. Incansável e apaixonado pela sua cidade natal – Rio de Janeiro, inaugurou em março de 2022, complexo multiuso Qualistage, na Barra, no mesmo mês, trouxe de volta ao Morro da Urca, um dos mais emblemáticos festivais de música: Noites Cariocas – que acontece novamente em março de 2023. Também esteve envolvido na lendária casa de espetáculos para turistas OBA OBA Sargentelli, na cidade maravilhosa e nos shows da banda irlandesa U2, no Morumbi em 2006, no do cantor Robbie Willians na Praça da Apoteose e a chegada do Papai Noel no Rio, além de diversas outras iniciativas. Accioly foi fundador e acionista da ArtRio, feira internacional de artes, das rádios FM Mix Rio e Sulamérica Paradiso. Ainda em 2022, o empresário alugou por 20 anos o prédio que abrigou o Roxy, maior cinema de rua do Rio de Janeiro nas últimas décadas (com capacidade para quase mil espectadores), para trazer para o Rio de Janeiro uma grande casa de espetáculos no estilo o estilo Moulin Rouge. Dentre vários negócios, fundou em 1984 a Quatro/A Telemarketing, empresa líder no negócio de Call Center, que foi adquirida pela Grupo Telefônica no início do ano 2000. Foi presidente da Associação Brasileira de Telemarketing. 

Sua história como um “self-made man” é reconhecida em todo o país, recebendo inclusive a medalha Pedro Ernesto, a mais importante honraria, entregue pela Câmara Municipal. Investiu na indústria do fitness, quando previu a oportunidade de consolidação no setor trazendo o conceito de academias de grande porte para oferecer ampla gama de serviços que visa transformar o conceito de “bem-estar” para toda família. Foi acionista e responsável por trazer para o Rio de Janeiro os restaurantes do Grupo Fasano Gero Ipanema, Barra, Leblon, além do Forneria São Sebastião e toda operação de alimentos e bebidas do Hotel Fasano RJ. 

Na gastronomia, em parceria com Atagerdes Alves, que por 26 anos comandou os salões do Grupo Fasano, presenteou a cidade, mas precisamente a Barra da Tijuca com os restaurantes CASA TUA CUCINA e CASA TUA FORNERIA, ambos trazendo o melhor da alta gastronomia italiana.

Projeto Uerê

“O PROJETO UERÊ, Organização Não Governamental, sem fins financeiros, fundado em 1998, é um espaço de atividades extracurriculares, com jornada diária de 8 horas nos dias úteis,
destinada a crianças e adolescentes em situação de risco e oriundos de comunidades exportadoras de crianças e adolescentes para a rua com problemas graves de aprendizado.

É um projeto de portas abertas, destinada a crianças e jovens de 5 a 17 anos, que recebe sem discriminações e gratuitamente crianças e adolescentes para alfabetização, com metodologia de ensino diferenciada.Em 2015 foi classificado pela UNICEF como modelo de educação no mundo.

O Projeto Uerê é considerado Utilidade Pública Federal e Municipal.”

Programadores Cariocas

Projeto que pretende formar 5 mil jovens de baixa renda na área de programação até 2024. As vagas são para alunos formados no ensino público, ou refugiados, com prioridade para mulheres, negros e pessoas trans. A Prefeitura do Rio paga o curso, por meio de bolsas de estudo (integrais ou parciais), além de um auxílio financeiro de R$ 500, por seis meses e um computador para cada aluno ao final do curso. Foram mais de 3.600 inscritos. Atualmente são 750 alunos matriculados, sendo 70% negros (pretos ou pardos), 40% mulheres e metade morador de comunidade. 

 

Além de dar oportunidades e empregabilidade para os jovens que mais precisam, a iniciativa formará profissionais aptos a fazerem parte do ecossistema de inovação que está se consolidando na cidade.

Apesar disso, os números também mostram que há 24 mil vagas no país não preenchidas, anualmente, por falta de profissionais qualificados. A empregabilidade do setor é de 80% e a remuneração média inicial de R$3 mil.

Theodoro

Formado em Publicidade e ex-gerente de loja, influencer usa o que aprendeu na faculdade e no comércio para conquistar fãs, quase todas mulheres. 

De dentro para fora, de alma leve e energia boa, essa é a melhor definição para Theo. 

No início da pandemia da covid-19, Theo viu uma oportunidade de expor mais esse seu lado que até então estava “escondido” e restrito aos amigos mais próximos. 

Theo sempre trabalhou no varejo, na área de moda – atualmente está na A.Brand, do grupo Animale – e essa leveza foi um diferencial de tratar os clientes que logo se evidenciou. 

Com as dificuldades durante o período de isolamento social, ele pensou: “como passar por isso de forma mais tranquila? Será que é possível?”. Foi assim que surgiram os desafios diários no seu Instagram. Começou com o Day 1, Day 2… e foi até o Day 100! Nesse momento Theo já havia se firmado como um influencer regional, viralizando várias vezes e conquistando espaço nos stories das pessoas.

Samba do Trabalhador

Consolidado na geografia cultural do país como pólo de resistência da cultura brasileira, o Samba do Trabalhador foi fundado por Moacyr Luz em uma tarde de 2005. Parada obrigatória para amantes da música brasileira, com o passar dos anos o movimento ganhou contornos de resistência, por manter vivas as tradições do samba e as pautas sociais em versos e acordes. Esta rica história, que inclui cinco álbuns lançados e três Prêmios da Música Brasileira, além de dezenas de participações de estrelas da nossa música.

Rene Silva

O Voz das Comunidades é um jornal comunitário independente que nasceu no seio da favela do Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio, em 2005. Sempre se atentando às pautas sociais e atendendo a comunidade, o jornal que também é uma ONG, já promoveu cerca de 220 ações sociais que atenderam, em média, mais de mil famílias nesses 17 anos de história. 

Até o ano de 2021, o jornal, idealizado pelo jornalista Renê Silva, já distribuiu meio milhão de exemplares nas comunidades gratuitamente. Além dos serviços prestados à comunidade pelos mais de 100 voluntários integrados a ONG, o Voz, também conquistou várias parcerias ao longo dos anos que ajudam a fomentar projetos e ações sociais desenvolvidas anualmente. Rene Silva que criou o Jornal Voz das Comunidades aos 11 anos, foi escolhido pela Revista Forbes Brasil como “exemplo de um time que está reinventando um país” e em 2018 ganhou o prêmio em Nova York da organização Mipad (Most Influential People Of African Descent), concedido a pessoas afrodescendentes influentes e já teve seu nome listado pela Revista Forbes e pelo jornal britânico The Guardian como um dos jovens mais influentes do mundo.

Hospital Universitário Pedro Ernesto

Em 1950 inaugurou no bairro de Vila Isabel, o Hospital Pedro Ernesto, integrado à rede hospitalar da Secretaria de Saúde do então Distrito Federal. Devido à qualidade dos profissionais e aos meios sofisticados de diagnóstico e tratamento que são oferecidos, o HUPE foi se transformando em um dos maiores complexos docentes-assistenciais na área da saúde, chegando aos dias atuais sendo referência em uma série de especialidades e um importante núcleo nacional de formação de profissionais na área médica.

Inaugurou, em maio de 2021, um ambulatório para atendimento de pacientes com sequelas da Covid-19. O objetivo é produzir estudos sobre o tema, em parceria com a UERJ e com a Secretaria Estadual de Saúde.

CUFA

A CUFA (Central Única das Favelas) é uma organização brasileira reconhecida nacional e internacionalmente nos âmbitos político, social, esportivo e cultural que existe há 20 anos. Foi criada a partir da união entre jovens de várias favelas, principalmente negros, que buscavam espaços para expressarem suas atitudes, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver. A CUFA promove atividades nas áreas da educação, lazer, esportes, cultura e cidadania, como grafite, DJ, break, rap, audiovisual, basquete de rua, literatura, além de outros projetos sociais. Além disso, promove, produz, distribui e veicula a cultura hip hop através de publicações, discos, vídeos, programas de rádio, shows, concursos, festivais de música, cinema, oficinas de arte, exposições, debates, seminários e outros meios. São as principais formas de expressão da CUFA e servem como ferramentas de integração e inclusão social. Ao longo do ano de 2021 se destacou por ações de combate à fome e assistência principalmente aos que mais sentiram o impacto econômico sofrido pela pandemia.

Diogo Nogueira

Filho do saudoso João Nogueira, Diogo Nogueira é um compositor e cantor brasileiro que gravou em 2007 o seu primeiro DVD. Tinha o sonho de ser jogador de futebol, chegando a atuar na categoria de base de clubes no Rio de Janeiro e em Porto Alegre, mas após uma contusão no joelho decidiu trilhar seu caminho na música, e então foram só sucessos. Esse ano lançou a música “Flor de Cana” escrita para a namorada Paolla Oliveira. Na letra ele exalta o amor pela atriz.

Cosmo Rio

A visão da COSMO foi sendo moldada aos poucos; a primeira coleção foi criada com apenas quatro calcinhas e tops em quatro cores cada, sempre com a ideia de trazer em cada peça detalhes funcionais que valorizam o que cada mulher mais gosta em si e o que mais a deixa confortável. 

A ideia sempre foi mudar pra melhor a forma como a mulher se relaciona com o momento de lazer na praia. Além disso, foi crescendo dentro da narrativa da marca a vontade de resgatar o Rio de Janeiro como inspiração para um estilo de vida ativo e divertido. Tudo a partir de peças minimalistas, com modelagens que amparam o corpo, incentivam o movimento e estimulam a autoconfiança.

Além de biquínis, as roupas seguem a mesma proposta de trazer o conforto sensorial com a praticidade que o estilo de vida fluminense pede. A e
tiqueta carioca é usada por Anitta, Isis Valverde, Duda Beat e outras celebridades.

Laura Góes

Laura Góes nasceu no Rio de Janeiro, teve seis filhos e deu aulas por 47 anos. Desde 1990 comanda a cozinha da Pousada da Alcobaça, em Petrópolis, onde segue desde receitas dos cadernos de família, lá do século XIX, a receitas mais simples, de influência americana e brasileira. Sua carne assada é famosa na serra fluminense.

Raphael Vidal

No ano de 2021, Raphael Vidal, dono da Casa Porto, abriu um bar que transborda a atmosfera carioca, o Bafo da Prainha, um bar inteirinho dedicado ao bom e velho churrasquinho de gato. Uma casa acolhedora, com balcão de açougue, churrasqueira e 12 mesinhas ao ar livre, no Largo São Francisco da Prainha, vizinho à Pedra do Sal, aos pés do Morro da Conceição. Enquanto uns fecharam as portas, Raphael buscou novos caminhos, empreendeu e inspirou esperança nesse ano tão difícil.

Parceiros da Educação

No Rio desde 2009, a Parceiros da Educação RJ é uma OSCIP, que tem por propósito reduzir desigualdades por meio de uma educação pública de qualidade. Tendo visão de escala e o aluno no centro como principais valores, a ONG promove parcerias entre a sociedade civil, secretarias de educação e escolas públicas, investindo na formação de gestores e professores, em infraestrutura e no apoio comunitário, com foco na alfabetização.

Desde que foi fundada, a Parceiros da Educação RJ já apoiou 27 escolas públicas, promovendo formações para mais de 800 gestores e professores e beneficiando mais de 60.000 alunos.

Hoje, a ONG atende a 24 escolas, que representam um contingente de 8.334 alunos, 379 professores e mais de 50 gestores.

A Parceiros da Educação RJ sonha e trabalha para que, em um futuro próximo, a escola pública seja de tamanha qualidade, que ninguém hesite em matricular seus filhos ali. Mais de 80% das crianças brasileiras encontram-se matriculadas na escola pública. Se a educação transforma pessoas, e as pessoas transformam o mundo, a educação pública é o canal de maior impacto na sociedade brasileira.

A Parceiros da Educação RJ entende que cabe à Sociedade Civil participar ativamente deste movimento em prol da Educação Pública.

Embelleze

A Embelleze mudou o modo como a carioca se relaciona com a sua identidade. Conhecida pela visão de transformar a vida pela beleza, por proporcionar transformação social por meio da educação e formação profissional. A Embelleze é modelo de qualidade e inspiração para os cidadãos fluminenses.

Porta dos Fundos

O Porta dos Fundos é um hub de entretenimento para multicanais fundado em 2012 por Antonio Tabet, Fábio Porchat, Gregorio Duvivier, João Vicente de Castro e Ian SBF. O que começou despretensiosamente, com um grupo de amigos em busca de liberdade criativa, hoje é uma produtora consolidada, irreverente por princípios, que desenvolve conteúdos e formatos pensados nos novos hábitos da audiência.

A originalidade nos projetos rendeu-lhe o prêmio do Emmy Internacional de Comédia em 2019, pelo Especial de Natal feito para a Netflix.

Atualmente, o Porta dos Fundos trabalha com quatro frentes: a marca e toda a sua rede de distribuição, que conta com 36 milhões de fãs e mais de 9 bilhões de visualizações em diversas redes; o Porta dos Outros, unidade que entrega a expertise criativa como solução de narrativas para marcas, ajudando-as a se transformarem em publishers; o Porta Studio, braço de produção de formatos longos para TV e streaming; e o Backdoor, sua divisão internacional. Em 2017, a empresa se tornou parte da ViacomCBS – grupo de entretenimento que inclui MTV, Nickelodeon, Comedy Central e Paramount Network e os serviços de streaming Pluto TV e Paramount+. 

Em 2021, o Porta dos Fundos está com um novo projeto para celebrar os 10 anos de existência do grupo. O canal está com um novo reality show, intitulado “Futuro Ex-Porta”, que é feito em parceria com o próprio YouTube. No programa, os integrantes do Porta buscam descobrir o novo integrante que fará parte do grupo.

Deborah Colker

Deborah Colker, que tem formação de piano clássico, começou na dança contemporânea como bailarina do Coringa, grupo da uruguaia Graciela Figueiroa que marcou época no Rio de Janeiro dos anos 1980. Antes e depois de fundar sua companhia de dança, participou de projetos em diversas áreas, como moda, cinema, shows e circo. Foi uma das cabeças criativas da Intrépida Trupe. Também concebeu coreografias para comissões de frente de escolas de samba. Em 2001, recebeu o Laurence Olivier Award na categoria Outstanding Achievement in Dance (realização mais notável em dança no mundo). Em 2009, criou um dos espetáculos de maior sucesso do Cirque de Soleil: Ovo, sobre o mundo dos insetos. Em 2016, foi a diretora de movimento da cerimônia de abertura das Olimpíadas do Rio, coordenando os movimentos de 6 mil pessoas. Em 2021, estreou o espetáculo Cura, com trilha sonora de Carlinhos Brown.